17.11.09

fat man dilema


If Lucy fell actuam na ZDB, tendo como pano de fundo um vídeo de Jemina Stehli - com quem têm trabalhado em projectos de video e fotografia no último ano - que, em tempo real, trabalha o próprio concerto. Coincide com o lançamento do EP que respeita a uma performance preparada pela banda e Stehli na Galeria Artra em Milão.

"Ouvi uma das primeiras performances de If lucy fell, em Vila Franca, no início de 2005. Na altura estava a trabalhar em Lisboa, numa série de fotografias de performances e, apesar de não estar a pensar colaborar com eles, a energia impressionou-me bastante. Gravei algumas imagens com o telemóvel e, no ano seguinte, comecei a pensar se poderia fazer alguma coisa com a música.

Muito embora já tivesse colaborado com artistas visuais, o trabalho com músicos, e, no caso específico, o som de If lucy fell, obrigou-me a repensar o meu nível de envolvimento e proximidade. Em projectos de fotografia anteriores, como Wearing shoes chosen by the curator 1999, Strip 1999/2000 e Photo Performance 2005, chamei outros críticos, escritores e artistas para o estúdio e em Table and Chair 1997/1998 (baseado em esculturas de Allen Jones ), bem como em After Helmut Newtons Here They Come 1999, tornei-me um objecto despido no trabalho de outros. Estava interessada em deslocar-me detrás da minha câmara e gravar o trabalho de outros artistas; o primeiro foi um video curto em que Dan Graham mostrava, a mim e a um amigo, uma peça sua no Heart Pavilion de Philadelphia.

Em 2006, quando os If lucy fell vieram tocar a Londres, ficaram em minha casa. Mostrei-lhes os meus últimos videos e disse-lhes que tinha uma ideia para um trabalho com eles, que envolvia uma prestação ao vivo. Em Julho de 2008 filmamos Perspex 2008 na galeria Antra; enquanto filmava a actuação da banda, no interior da galeria, gritava ao Lewis Amar como deveria deslocar uma enorme placa de acrílico que reflectia o céu. A banda, impressionada pela forma como as minhas indicações afectavam o seu ritmo e tom, decidiu que a minha voz seria uma adição, tão estranha quanto interessante. Posteriormente os If lucy fell voltaram a gravar alguns trechos em estúdio, de forma a parecesse uma peça musical e não a banda sonora de um video. O EP resultante será lançado durante a performance na ZDB.

Entretanto, fortalecido o diálogo entre nós, foi-me pedido que fizesse uma fotografia da banda. Sugeri, em alternativa, um video onde estivesse em palco, durante toda actuação, filmando, de perto, o processo de trabalho. Pretendia fazer algo mais directamente relacionado com o efeito produzido pela música e a experiência da sua actuação. A primeira destas performances If lucy fell 10/4/09 foi gravada no Santiago Alquimista e mostrada, recentemente, na Galeria Miguel Nabinho" Jemima Stehli

Para o novo trabalho, a acontecer na ZDB, Jemina e os If lucy fell procurarão desenvolver uma peça nova que esteja mais directamente entrosada na gravação da performance. Todos os videos são capturados ao vivo e, neste caso particular, haverá uma projecção, a partir da câmara, de forma que tanto a actuação da banda, quanto o ponto de vista de Jemina, sejam vistos em simultâneo.

Não haverá outra gravação deste evento que não o filme de Stehli.



Sexta, 27 de Novembro às 23h00

live with me


Em dois mil e sete não tocaram a minha favorita, espero que no próximo domingo não o voltem a fazer.

15.11.09

speed racer



Um piloto de motos vive o seu dia a dia na procura de algo que não mais vai encontrar, com a angústia de saber que poderia ter evitado a maior tragédia da sua vida.

14.11.09

Peter Kogler




































Artista austríaco que expôs no Museu Berardo entre Março e Maio do presente ano.


As intervenções do artista, que usa como suportes a pintura, o vídeo de grandes dimensões, a escultura e as artes gráficas, convidam o espectador a entrar num mundo de signos e de ideogramas dominado por uma transformação infinita de imagens e de espaços digitais.

8.11.09

pata lenta


A ideia de fazer música é substituída pelo acto de a criar. A intelectualidade do pensamento oposta à fisicalidade do tocar. Uma nota segue outra, deixa um rasto, uma linha, uma melodia. É algo em que se não pensa, em que se não toca mas que se sente. Sente ele, músico, intérprete e criador, e sentimos nós, ouvintes, espectadores e cúmplices na emergência de comungar num momento só e irreprodutível, de partilhar sensações e fantasias e encontrar em uníssono a evidência do talento do Norberto. BM

Resumindo, um gajo com uma guitarra.

Quinta-Feira dia 12 ao vivo aqui

3.11.09

cento e doze




Terceiro Acto

2.11.09

monday nights

Em noventa e oito os meus pais aderiram à tv cabo, altura em que eu descobri as maravilhas da MTV.Todas as segundas feiras das onze da noite à uma da manhã passava o Super Rock, programa onde davam os videoclips das sonoridades mais pesadas (sim, aquele programa apresentado por uma loura toda jeitosa).

Com o comando do video em punho ia gravando os clips para mais tarde me dedicar aos sitemáticos rewinds da VHS, na altura não tinha pc e era a unica maneira de ouvir aquelas musicas que me encantavam.

Um dia fui a casa do meu amigo João Pedro. O meu amigo João Pedro tinha um gravador portátil de cassetes audio do Mickey que vinha com um pequeno microfone incorporado.

Estando farto de fazer rewinds e forwards decidi pedir-lhe o gravador emprestado de maneira a, com o microfone apontado às colunas da televisão, gravar o som dos videos para uma cassete áudio.

Enfim, situações um pouco ridículas quando olhamos para elas mas que na altura nos deixaram bastante felizes.


O video que aqui vos deixo é um dos meus favoritos e foi o meu primeiro contacto com a banda.


You and me are here alone face flat along the edge of the glass

Caramba, a loura era mesmo boa!

quando os fins justificam os meios

Prokop foi expulso, mas conseguiu o seu objectivo: evitou o golo da equipa francesa e o jogo terminou mesmo empatado.

mira coño

A EMBAIXADA DE ESPANHA EM LISBOA APRESENTA A SEGUNDA EDIÇÃO DO CICLO DE CINEMA ESPANHOL : “CONTRASTES: ENTONCES Y AHORA”

À semelhança do ano passado, serão apresentadas obras que focam a Espanha anterior a 1950 e a actualidade.

maitê proença

O cinema São Jorge vai acolher, de 5 a 8 de Novembro, a quarta edição da Mostra de Cinema Brasileiro, que homenageará o realizador Domingos de Oliveira e o actor Matheus Nachtergaele.

O objectivo é «apresentar o cinema brasileiro contemporâneo ao público português e à comunidade brasileira residente em Portugal», segundo o divulgado em comunicado.

Serão exibidos diariamente quatro filmes, e no dia 7 vai decorrer uma conversa com Domingos de Oliveira após a exibição de «Juventude», às 21:00.

O preço da entrada é de 3,50 euros.



PROGRAMA COMPLETO:
Dia 5: Inauguração com antestreia (reservada a convidados)
21:30 - «Juventude» (1h e 12 min) M14 anos
Género: Drama
Realização: Domingos de Oliveira
Brasil, 2008

Dia 6: Filmografia contemporânea
16:00 - «Romance» (105 min) M14 anos
Género: Drama
Realização: Guel Arraes
Brasil, 2008
18:30 - «Santiago» (80 min) Sem classificação etária
Género: Documentário
Realização: João Moreira Salles
Brasil, 2007
21:00 – «Chega de Saudade» (92 min) M12 anos
Género: Drama
Realização: Laís Bodanzky
Brasil, 2008
23:00 - «Meu nome não é Johnny» (128 min) M14
Género: Drama
Realização: Mauro Lima
Brasil, 2008

Dia 7: Filmografia de Domingos de Oliveira
16:00 – «Feminices» (1h e 12 min) M14 anos
Género: Comédia
Realização: Domingos de Oliveira
Brasil, 2005
18:30 – «Separações» (1h e 56 min) M16 anos
Género: Comédia Romântica
Realização: Domingos de Oliveira
Brasil, 2003
21:00 – «Juventude» (1h e 12 min) M14
Género: Drama
Realização: Domingos de Oliveira
Brasil, 2008
Seguido de conversa com o realizador
23:00 - «Carreiras» (1h e 12 min) M14
Género: Drama
Realização: Domingos Oliveira
Brasil, 2005

Dia 8: Filmografia de Mateus Nachtergaele
16:00 – «O Auto da Compadecida» (1h e 44 min) Sem classificação etária
Género: Comédia
Realização: Guel Arraes
Brasil, 2000
18:30 - «Tapete Vermelho» (1h e 40 min) M10 anos
Género: Comédia
Realização: Luiz Alberto Pereira
Brasil, 2006
20:30 – Apresentação do filme «A Festa da Menina Morta» pelo seu realizador, Matheus Nachtergaele
21:00 – «A Festa da Menina Morta» (1h e 50 min)
M18Género: Drama
Realização: Matheus Nachtergaele
Brasil, 2008
23:00 – «A Concepção» (96 min) M18
Género: Drama
Realização: José Eduardo Belmonte
Brasil, 2006

let's gamble

fibda 2009

1.11.09

down by law

Gostava de ter uma voz de Homem e não a nasalada que me calhou na rifa.