17.11.09

fat man dilema


If Lucy fell actuam na ZDB, tendo como pano de fundo um vídeo de Jemina Stehli - com quem têm trabalhado em projectos de video e fotografia no último ano - que, em tempo real, trabalha o próprio concerto. Coincide com o lançamento do EP que respeita a uma performance preparada pela banda e Stehli na Galeria Artra em Milão.

"Ouvi uma das primeiras performances de If lucy fell, em Vila Franca, no início de 2005. Na altura estava a trabalhar em Lisboa, numa série de fotografias de performances e, apesar de não estar a pensar colaborar com eles, a energia impressionou-me bastante. Gravei algumas imagens com o telemóvel e, no ano seguinte, comecei a pensar se poderia fazer alguma coisa com a música.

Muito embora já tivesse colaborado com artistas visuais, o trabalho com músicos, e, no caso específico, o som de If lucy fell, obrigou-me a repensar o meu nível de envolvimento e proximidade. Em projectos de fotografia anteriores, como Wearing shoes chosen by the curator 1999, Strip 1999/2000 e Photo Performance 2005, chamei outros críticos, escritores e artistas para o estúdio e em Table and Chair 1997/1998 (baseado em esculturas de Allen Jones ), bem como em After Helmut Newtons Here They Come 1999, tornei-me um objecto despido no trabalho de outros. Estava interessada em deslocar-me detrás da minha câmara e gravar o trabalho de outros artistas; o primeiro foi um video curto em que Dan Graham mostrava, a mim e a um amigo, uma peça sua no Heart Pavilion de Philadelphia.

Em 2006, quando os If lucy fell vieram tocar a Londres, ficaram em minha casa. Mostrei-lhes os meus últimos videos e disse-lhes que tinha uma ideia para um trabalho com eles, que envolvia uma prestação ao vivo. Em Julho de 2008 filmamos Perspex 2008 na galeria Antra; enquanto filmava a actuação da banda, no interior da galeria, gritava ao Lewis Amar como deveria deslocar uma enorme placa de acrílico que reflectia o céu. A banda, impressionada pela forma como as minhas indicações afectavam o seu ritmo e tom, decidiu que a minha voz seria uma adição, tão estranha quanto interessante. Posteriormente os If lucy fell voltaram a gravar alguns trechos em estúdio, de forma a parecesse uma peça musical e não a banda sonora de um video. O EP resultante será lançado durante a performance na ZDB.

Entretanto, fortalecido o diálogo entre nós, foi-me pedido que fizesse uma fotografia da banda. Sugeri, em alternativa, um video onde estivesse em palco, durante toda actuação, filmando, de perto, o processo de trabalho. Pretendia fazer algo mais directamente relacionado com o efeito produzido pela música e a experiência da sua actuação. A primeira destas performances If lucy fell 10/4/09 foi gravada no Santiago Alquimista e mostrada, recentemente, na Galeria Miguel Nabinho" Jemima Stehli

Para o novo trabalho, a acontecer na ZDB, Jemina e os If lucy fell procurarão desenvolver uma peça nova que esteja mais directamente entrosada na gravação da performance. Todos os videos são capturados ao vivo e, neste caso particular, haverá uma projecção, a partir da câmara, de forma que tanto a actuação da banda, quanto o ponto de vista de Jemina, sejam vistos em simultâneo.

Não haverá outra gravação deste evento que não o filme de Stehli.



Sexta, 27 de Novembro às 23h00

1 comentário: